Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária

 


A Igreja de Nossa Senhora da Candelária surgiu em cumprimento de uma promessa feita por Antônio Martins da Palma e sua esposa, Leonor Gonçalves. O casal de espanhóis foi surpreendido por uma tempestade durante uma viagem marítima e invocou pela Santa de sua devoção, Nossa Senhora da Candelária, prometendo erguer uma capela no primeiro porto que chegasse a salvo. A promessa foi cumprida e, aportando no Rio de Janeiro, ergueram a capela.



No dia 03 de junho de 1775, a Provedoria da Irmandade autorizou a construção de um grandioso templo em estilo barroco, a atual Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no lugar da capela já deteriorada pela ação do tempo. Após 123 anos de construção, a Igreja foi inaugurada em 10 de julho de 1898.

Ao longo de mais de dois séculos, a Igreja passou por reformas e revitalizações, sempre preservando os aspectos arquitetônicos originais e a tradição religiosa. Hoje no templo, além das missas e celebrações religiosas, são realizadas apresentações culturais do Projeto Candelária.



Igreja da Várzea

A capela prometida a Nossa Senhora da Candelária estava situada na parte plana da cidade do Rio de Janeiro e, por isso, foi chamada de Igreja da Várzea. Não é possível precisar a data em que a capela foi erguida. Os historiadores divergem a respeito da data de construção da igrejinha, porém estimam que tenha ocorrido no período entre 1600 e 1630. A Igreja foi a terceira capela erguida na Várzea da cidade, em oposição à Igreja de São Sebastião, situada no morro do Castelo, sede da primeira freguesia ou paróquia da cidade (1576).

Com o crescimento da cidade, surgiu a ideia de dividir a paróquia de São Sebastião em duas freguesias. Em 1634, foi criada na Várzea a paróquia da Candelária, conservando-se a de São Sebastião, no morro do Castelo. Os fundadores da Igreja, Antônio Martins da Palma e sua esposa, Leonor Gonçalves, opuseram-se a divisão da freguesia de São Sebastião e por isso doaram a Igreja da Várzea à Santa Casa da Misericórdia no ano de 1639. Após anos de disputas judiciais a Igreja foi devolvida à Irmandade do Santíssimo Sacramento Candelária, em 1834.

Endereços
Igreja de Nossa Senhora da Candelária
Praça Pio X, s/n – Centro
Rio de Janeiro, RJ – 20040-020
Telefone: (21)2233-2324 e (21) 99146-5949



Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Postagem em destaque

Jardim Suspenso Centro Cultural de São Paulo (CCSP)

Foto: www.viagemladob.com Dois dos jardins do CCSP são homenagens aos arquitetos que projetaram este espaço – o Jardim Eurico Prado Lopes, l...

Postagens mais visitadas